Monitores responsáveis: Vidal e Jean
Atualmente, pedagogos, sociólogos e pesquisadores na área da
Educação, são quase unânimes em afirmar que a educação crítica de um
povo não pode se desvencilhar do contexto sócio-cultural deste, nem
tampouco, de sua realidade presente
(...)
A participação da cultura popular nos conteúdos curriculares está
tomando dimensões cada vez mais abrangentes. Certamente, urge a
necessidade de se abrir uma brecha nos currículos para àqueles que fazem
a cultura do homem real, o homem popular, o que vive o dia-a-dia dos
conflitos sociais, àquele que vem resistindo de geração a geração aos
desmandos dos “grandes vultos” e dos políticos hediondos. E a capoeira
está aí, com todo o seu exuberante acervo de informações, sua riqueza
simbólica, seus movimentos de resistência que denotam claramente a nossa
conflituosa trajetória política, impregnada de abusos de poder e
dominações.
A capoeira está também com o movimento corporal, com a música, a
improvisação, a arte, a dança, a liberdade, a luta de classes, enfim,
numa roda de capoeira, ou outra atividade inerente a sua prática,
encontram-se todos esses elementos que, certamente fazem parte do
cotidiano de cada um, que se forem explorados de maneira efetiva e
coerente, contribuirão, obviamente, para a instrução e a educação das
nossas crianças, dos nossos adolescentes e adultos. (...)
MEC. INEP. ALFABETIZAÇÃO E CAPOEIRA, Jornal do professor de 1º grau, Brasília – DF, Setembro de 1986, Cartilha, p. 08.
II SEMESTRE
Folclore... Capoeira... Maculelê!!!
Aula de capoeira
...................................................................................................
I SEMESTRE
Aulas de capoeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário depende de liberação do Administrador. Aguarde.